A Câmara de Vila Verde iniciou as obras de concretização do projecto de criação de um centro escolar na escola do 1.º ciclo do ensino básico de Esqueiros.
Em comunicado, a autarquia diz que “a concretização deste importante projecto de desenvolvimento educativo, ao permitir o funcionamento da educação pré-escolar com o 1.º ciclo do ensino básico num só edifício, representa um passo importante em matéria de promoção de um ensino que privilegia a articulação vertical, entre estes dois iniciais níveis educativos, e potencia um ensino moderno e devidamente ajustado às actuais necessidades”.
Estas obras de ampliação e de requalificação do imóvel vão permitir que este centro escolar passe a ter quatro salas de aulas, em vez das duas salas anteriormente existentes, e ainda uma sala polivalente/refeitório.
Para António Vilela, “este é mais um investimento significativo na melhoria do parque escolar concelhio, adaptando-se às exigências de um ensino que, além de abranger todo o universo de crianças com idade para frequentar a educação pré-escolar, permite também o desenvolvimento de projectos educativos que contemplem a devida articulação deste nível escolar com o 1.º ciclo do ensino básico, numa lógica de proximidade, na medida em que passam a estar integrados num mesmo edifício”.
O autarca sublinhou que “vão ainda, a breve prazo, iniciar as obras de total remodelação das escolas básicas, dos 2.º e 3.º ciclos, de Vila Verde e da Vila de Prado, numa iniciativa em que a Câmara Municipal de Vila Verde substitui o Governo, realizando um investimento global superior a 2,5 milhões de euros que era da inteira responsabilidade da administração central”.
Esse investimento, segundo Vilela, “vai permitir que largas centenas de alunos tenham a possibilidade de passar a frequentar estabelecimentos de ensino renovados, modernos e com excelentes condições físicas para o desenvolvimento de um ensino de grande qualidade”.