Já a partir do dia 26 de Janeiro e até 4 de Março, Vila Verde volta a viver mais uma edição do ‘Mês do Romance’, com 38 dias preenchidos com mais de uma centena de actividades que pretendem aliar a tradição e a modernidade.
“Esta programação tem a particularidade de nos permitir aproveitar as nossas tradições, a nossa cultura e o legado dos nossos antepassados para promover o território e dinamizar a economia”, explicou o autarca António Vilela.
Na conferência de imprensa de apresentação da programação, que decorreu esta quarta-feira, o presidente da autarquia vilaverdense sublinhou que, em cada ano, “há novas iniciativas e novos parceiros envolvidos”, o que “mostra a vitalidade” do ‘Mês do Romance’.
“É um projecto vencedor do ponto de vista do que foi a aposta do município, porque encontrou ‘feedback’ do lado dos criadores mas também dos consumidores. Hoje, podemos encontrar os nossos produtos em muitas partes do Mundo”, frisou.
A vereadora Júlia Fernandes explicou que “a tendência para este ano vai muito ao encontro do casamento, dos noivos”. “Temos as nossas quintas lotadas e cada vez mais há pessoas a querer casar em Vila Verde”, realçou.
NOVOS PARCEIROS
À semelhança dos anos anteriores, a programação do ‘Mês do Romance’ divide-se em cinco semanas temáticas, com cerca 67 parceiros, sendo sete deles novos.
As apresentações dos produtos, que terão o seu epicentro no Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, vão também decorrer noutros locais, nomeadamente em Amares, Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, Lisboa e no Palácio da Brejoeira em Monção.
“É uma tentativa de chegar mais longe e conquistar novos públicos. Dentro do nosso concelho teremos também apresentações nas freguesias, casos da Loureira, Cabanelas e Codeceda”, anunciou Júlia Fernandes.
BÊNÇÃO DOS CASAIS É NOVIDADE
No dia 25 de Fevereiro, às 11h00, a Igreja de Moure recebe a Celebração do Amor, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, com a bênção dos casais e dos namorados.
“Este ano conseguimos incluir a Igreja na programação, que era um desafio que tínhamos. Vamos fazer a celebração do amor, uma ideia que surgiu do padre Sandro Vasconcelos, que tem sete paróquias e escolheu a Igreja de Moure para esta iniciativa”, disse Júlia Fernandes.
De resto, a Gala Namorar Portugal, no Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro, em Gême, continua a ser um dos “pontos altos” da programação, numa noite que a organização espera que seja de muito «glamour» e consagração dos criadores que apresentam peças a concurso.
O Concerto de Gala ‘Namorar Portugal’ (17 de Fevereiro) e o Desfile de Acessórios de Moda (24 de Fevereiro) vão decorrer também em Gême, na Quinta da Aldeia.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)