Cabanelas vai ter “mudança” em 2017. A garantia é dada por um grupo de cidadãos locais que está a preparar o lançamento de uma candidatura à junta de freguesia/assembleia de freguesia, “com o intuito de mudar e projectar Cabanelas para outros patamares de desenvolvimento”.
Ao jornal O Vilaverdense, aquele grupo de cidadãos – “de várias sensibilidades sociais” – diz que o que os move “é mexer com a freguesia, nos vários domínios: infra-estruturas básicas (saneamento, água, gás natural, outros), apoio social, educação, formação/emprego, rede viária, qualificação de áreas públicas e de lazer e a efectiva união da freguesia, entre outras questões mais específicas”.
Nesta fase, o grupo de cidadãos ‘Pela Mudança em Cabanelas’ não tem um rosto definido para encabeçar a lista de candidatura, “mas temos um grupo alargado, de pessoas da nossa terra, com capacidade e qualidade para fazer mais e melhor. Não nos movemos por lugares (esses hão-de surgir), mas pelo progresso e desenvolvimento de Cabanelas”.
ESQUÍVEL ‘ISOLADO’
Localmente, o PS tem forte implantação. O actual presidente da junta, António Esquível, deverá recandidatar-se, mas – ao que o jornal O Vilaverdense apurou – poderá já não ter o apoio da concelhia local do PS, depois de algum tempo a arrastar uma decisão definitiva sobre o tema.
O episódio da inauguração da nova Sede da Junta (a não comparência, à última hora, do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que levou à ‘debandada dos socialistas presentes’), pode ter sido a ‘gota de água’.
António Esquível poderá, para já, ficar órfão de apoio partidário, ou refém da sua própria estratégia. Poderá lançar-se como independente, ou “encostar à direita”, o que – nesta fase – se apresenta como cenário pouco provável.
PSD ‘AMARRADO’ E INDEPENDENTE NA FORJA
De resto, o PSD tem tido dificuldades em implantar-se em Cabanelas projectando uma candidatura com capacidade acabar com a hegemonia PS, ainda não terá dado passos consequentes no sentido de avançar com uma candidatura própria. O surgimento deste grupo de cidadãos ‘Pela Mudança’ pode baralhar ‘as contas social-democratas’.
No terreno já poderá estar uma outra candidatura “’ndependente’, esta liderada por Fernando Xavier, o actual presidente da cooperativa agrícola de Vila Verde-CAVIVER e da Junta de Regantes do Regadio de Cabanelas.
Carlos Machado Silva (CP 3022)