A galeria ‘A Arte da Terra’, em Lisboa, foi esta segunda-feira o palco da apresentação de novos produtos da marca ‘Namorar Portugal’, numa iniciativa que incluiu a inauguração de uma exposição temporária, até dia 23 de Fevereiro, e a apresentação de duas novas linhas de produtos, as bonecas ‘Rositas Namorar Portugal’, de Aguinalda Conduto, e as echarpes e lenços ‘Maria Verde: Pinturas em Cetim e Seda’, de Rosário João.
A galeria ‘A Arte da Terra’ expõe, divulga e comercializa Lenços Namorar Portugal há precisamente vinte anos.
“Esta é a nossa 20.ª exposição com os Lenços Namorar Portugal. Um dos nossos objectivos é promover a cultura e divulgar o que de melhor se faz em Portugal. Já na altura, há 20 anos, achámos que os Lenços são um exemplo do que de melhor se faz em Portugal”, afirmou António Ramos.
Aguinalda Conduto, uma das envolvidas no projecto, explicou que “a história destas bonecas, fabricadas a partir de cabaças, é muito recente. Começou há dois anos, quase por brincadeira, inserida em trabalhos de arte com crianças para o Dia da Mãe. Desde aí, a paixão não parou de crescer e o número de encomendas também não. Primeiro um familiar, depois um amigo e a seguir mais outro”.
“Achei que seria uma mais-valia pertencer à marca e decorar a boneca com os desenhos e dizeres dos Lenços. São produtos originais e românticos, mas que podem ser adaptados a qualquer ocasião (efemérides, lembranças para familiares ou amigos…)”, frisou Aguinalda Conduto, criadora da linha ‘Rositas Namorar Portugal’.
Por sua vez, Rosário João resolveu este ano amplificar uma paixão que conta quase uma década de história. “Pinto em seda desde 2009. Inicialmente, os meus trabalhos incidiam sobretudo em temas relacionados com o continente africano, onde nasci, mas tenho estado sempre a desenvolver coisas novas desde então”, afirmou a criadora durante a apresentação da deslumbrante linha de lenços e echarpes ‘Maria Verde: Pinturas em Cetim e Seda’.
“Achei que seria interessante pintar com os motivos dos Lenços de Namorados, criando um estilo mais contemporâneo e mais moderno para os desenhos e dizeres. Estes produtos são feitos em seda ou cetim e pintados com tintas especiais”, referiu Rosário João, sem esconder a paixão que nutre por esta bela forma de arte. “Gosto muito do que faço. O espólio tem crescido muito, mas cada uma destas peças é feita com muito amor!”, apontou.
Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, começou por acolher os novos parceiros da marca vilaverdense, dando os parabéns a Aguinalda Conduto e Rosário João, pela “qualidade e beleza dos produtos com que brindaram a marca Namorar Portugal”.
António Vilela deixou também uma palavra de apreço para todos os outros parceiros. “Estes e outros parceiros estão de parabéns por aceitarem este desafio e se juntarem a nós na missão de elevarmos a nossa tradição e a nossa cultura, colocando-as ao serviço das pessoas e do país. Temos uma longa e próxima relação com os responsáveis pela galeria ‘A Arte da Terra’, a quem deixo também um agradecimento pela disponibilidade e amizade com que nos acolheram”, sublinhou o edil.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde não escondeu a satisfação pelo ‘feedback’ que tem recebido dos parceiros, que “todos os anos continuam a crescer e a aumentar o volume de vendas”, acrescentando que espera que estes, “possam crescer com a marca e que a marca também ganhe visibilidade com o seu crescimento. Uma relação de benefício mútuo que possa alavancar o negócio dos nossos parceiros e promover a nossa cultura dentro e fora de portas”, concluiu o presidente do município de Vila Verde.