Perto de duas centenas de apicultores (produtores de mel) estão reunidos, este sábado, em Gême-Vila Verde, no “II Dia APICAVE”, uma jornada de discussão sobre ‘Promoção e Valorização dos Produtos Apícolas – Desafios para o Futuro!’.
A iniciativa decorre numa unidade de turismo rural. A sessão de abertura contou com as presenças do Director Regional da Direcção da Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Mário Araújo, do presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, acompanhados do presidente da Direcção da Associação de Apicultores do Cávado e Ave, Alfredo Marques.
“Melhorar e aumentar a produção e criar uma fileira de escoamento mais eficiente” são objectivos do Encontro, avançou o Presidente da APICAVE, à reportagem do jornal “O Vilaverdense/PRESS MINHO, esta manhã.
O combate à vespa velutina (asiática) também marcou a sessão, por se tratar do “grande inimigo actual” dos produtores de mel.
Refira-se que a associação reúne já 183 associados do Cávado e Ave, congregando mais de 10 mil colmeias, registando uma produção anual a rondar as 200 toneladas.
MAIS DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DE FEVEREIRO DO JORNAL “O VILAVERDENSE”, DIA 04 DE FEVEREIRO NAS BANCAS!
Carlos Machado Silva (CP 3022)