A Câmara Municipal de Vila Verde vai avançar com obras de requalificação nos pólos de saúde de Pico de Regalados e da Portela do Vade, anunciou esta quarta-feira a autarquia, garantindo que o financiamento para a intervenção no Vade já está aprovado.
“O município de Vila Verde está a preparar um procedimento com o objectivo de promover uma intervenção para requalificar as actuais instalações onde funciona esta unidade de saúde”, frisou António Vilela, durante a visita realizada às instalações da Portela do Vade.
Segundo o edil, esta intervenção «já se encontra com financiamento aprovado» e “aguarda agora pela colaboração da Administração Regional de Saúde do Norte, que deverá aprovar o projecto”.
No âmbito desta visita, Vilela disse que já dirigiu um ofício ao presidente do conselho directivo da ARS Norte no sentido de reforçar a sua “disponibilidade” e o “total empenho da Câmara Municipal para colaborar decisivamente na criação de condições para que o concelho de Vila Verde passe a ficar totalmente servido por Unidades de Saúde Familiar que, indiscutivelmente, prestam um excelente serviço aos utentes das freguesias e uniões de freguesias concelhias”.
Neste sentido, a autarquia manifestou a sua disponibilidade para proceder igualmente às obras requalificação do pólo de Saúde de Pico de Regalados que se encontra no mapeamento da ARS Norte como prioritário.
“Aguarda-se que no mais breve espaço de tempo possível a ARS Norte dê andamento a este processo. Par agilizar a realização destas obras, o município de Vila Verde disponibilizou-se para ser promotor das referidas obras e suportar a componente nacional no âmbito de um financiamento comunitário”, anunciou António Vilela.
O concelho de Vila Verde tem toda a sua rede de cuidados primários de saúde organizada em Unidades de Saúde Familiar, com excepção da zona norte, servida pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Terra Verde – pólos de Pico de Regalados e da Portela do Vade.
Para António Vilela, “dado o precário estado de conservação”, estas obras assumem “carácter de urgência” e “permitirão que o concelho de Vila Verde, após a requalificação da Unidade de Saúde de Cervães, fique com uma rede de cuidados de saúde primários de excelência”.