A Delegada de Saúde do Norte interditou a banhos, esta sexta-feira à tarde, a Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, por suspeita de presença de salmonelas na água. O jornal O Vilaverdense apurou no local, que – durante a manhã – foi notada uma coloração branca na água. Constataram-se descargas de saneamento na margem esquerda do Cávado, do lado de Braga (ver fotos), que terão provocado esta medida de precaução por parte da autoridade de saúde.
Na praia fluvial do Faial está içada a bandeira vermelha e a interdição a banhos, com um alerta sobre a possibilidade de presença de salmonelas. No mesmo comunicado, a Delegada de Saúde do Norte refere as medidas preventivas a adoptar nestes casos; daí a interdição da praia.
CÂMARA DESCONHECE PRESENÇA DE SALMONELAS
Instado a comentar a medida preventiva da Delegada de Saúde do Norte, o vereador da tutela no município de Vila Verde, Patrício Araújo, refere que a autarquia “está a analisar a situação”.
Avança que “a colheita realizada, precisamente no mesmo dia, hora e local, e avalizada pela autoridade de saúde, foi enviada para um laboratório independente e devidamente acreditado para esta tipologia de análises. Hoje [sexta-feira], tivemos conhecimentos dos resultados e os mesmos não revelam qualquer indício de agentes patogénicos que possam colocar em causa a utilização da água para fins balneares, tal como é possível constatar pelo documento anexo”.
CMS (CP 3022)