Quatro meses de duração, 41 iniciativas, participação de 26 Freguesias e Uniões de Freguesias e 100 parceiros. São estes os números que fazem com que a edição deste ano da Rota das Colheitas seja a “maior de sempre!.
O programa da Rota das Colheitas, que este ano comemora uma década, foi apresentado esta quinta-feira em conferência de impressa, arranca no primeiro fim-de-semana de Agosto, nas Freguesias de Freiriz, com a animação tradicional e gastronómica, e Pico de Regalados, com as noites temáticas, seguindo-se o X Arraial do Melão Casca de Carvalho, em Soutelo.
NOVIDADES
A edição deste ano conta com algumas novidades como as entradas das Freguesias de Atiães onde se vai realizar uma desfolhada, uma sardinhada, sopas de cavalo cansado. A região do Vade vai assumir a parte das vindimas e das pisadas das uvas e a União de Freguesia de Sande, Barros e Gomide vai ter uma actividade da azeitona tradicional.
“Vamos ter um conjunto de actividades onde os turistas podem colocar a ‘mão na massa'”, acrescentou a vereadora.
A Festas das Colheitas, considerada a “festa rainha” da Rota das Colheitas, vai realizar-se no segundo fim-de-semana de Outubro, devido às eleições legislativas.
“Vila Verde vive e revive tradições seculares em áreas muito diversas como a gastronomia o folclore, música, a valorização dos espaços naturais. Com a colaboração de muitas instituições e juntas e o empenho da população em geral temos um cartaz de atracão turista para todo o verão e uma oportunidade para os nossos produtores apresentaram os seus produtos”, disse o presidente da Câmara de Vila Verde António Vilela.
Carlos Machado Silva (CP 3022) com António Valdemar