“Desafia-se publicamente o Sr. Presidente de Câmara para que, numa atitude de transparência e verdadeira democracia, aceda a levar, cada um dos procedimentos anunciados na tabela de obras, às reuniões de executivo camarário para conhecimento, análise e votação de todos”. É deste modo que a concelhia de Vila Verde do PS ‘repesca o caso do empréstimo de 2 milhões que a câmara quer contrair para “resolver problemas mais urgentes” nas áreas das vias de comunicação, do urbanismo, do abastecimento público de água e do saneamento básico.
Com a aproximação da reunião de câmara de 22 de Agosto, em que será discutido o tema, o PS de Vila Verde ‘agita-se’ e quer saber mais.
Apesar de mostrarem “total concordância com a realização de tais obras no concelho”, os socialistas pedem “um esclarecimento urgente quanto ao detalhe das mesmas, à memória descritiva, calendarização e custo das anunciadas obras nas vias rodoviárias, abastecimento de água e saneamento que a autarquia pretende levar a cabo com os 2 milhões de euros do empréstimo a contrair”.
De resto, diz lamentar “que o Sr. Presidente ainda não tenha respondido ao pedido de esclarecimento formulado. Estamos certos de que o fará até final do dia, credibilizando dessa forma a intenção de efetivamente realizar as obras, afastando as dúvidas demagógicas e eleitoralistas do anúncio das mesmas”.
No comunicado enviado à imprensa, a concelhia PS diz que “em plena concordância com a realização dessas obras, que deveriam ser feitas com recurso à tesouraria municipal, sem novos empréstimos, como acontece com outras autarquias que apresentam contas equilibradas, o Partido Socialista, mostra-se disponível para aprovar o novo empréstimo de 2 milhões de euros. Para tal, o Sr. Presidente deve assumir publicamente o compromisso de levar todos os procedimentos de concurso deste pacote de obras, financiadas pelo empréstimo, às reuniões de Câmara, independentemente da modalidade e valor dos mesmos”.
Instado a falar sobre o repto socialista, António Vilela remete a discussão para “sede própria”, a reunião do executivo municipal, a realizar na próxima segunda-feira (22 de Agosto).