Os vereadores do PS propuseram, esta segunda-feira, que a Câmara de Vila Verde faça análises quinzenais da qualidade da água dos rios Cávado, Homem, Neiva e Vade, entre Maio e Setembro, publicando os resultados “em sinalética própria em cada uma das praias fluviais ou zonas recreativas que existem um pouco por esses rios”.
A recomendação foca especialmente a necessidade de monotorização das águas no Faial (Prado), no Mirante (Soutelo), na Ponte Nova (Loureira), na Malheira (Sabariz), no restante Vale do Homem, em Aboim da Nóbrega, no Vade e nas Freguesias da Ribeira do Neiva.
“Recomenda-se uma vez mais que os resultados dessas análises seja comunicados com a mesma periodicidade às juntas de freguesia, às escolas e sejam também afixados em local próprio do site da Câmara de Vila Verde”, frisam.
Para os socialistas, “é importante que se transmita confiança aos banhistas de todas as praias fluviais do concelho e não apenas da única praia fluvial que oficialmente é reconhecida como tal”.
Os vereadores do PS lembram que apresentaram, em Julho de 2015, um conjunto de recomendações, sobre a qualidade da água dos rios, mas que “nada foi aceite ou posto em prática por este executivo”.
“Não podemos aceitar este constante lavar de mãos de um problema que é nosso, que afecta a imagem da nossa terra e prejudica toda a economia local”, criticam.
Para os representantes do PS, “tão grave quanto este facto parece ser o comportamento da Câmara Municipal de Vila Verde, que ora atira culpas para Braga, ora atira culpas para Amares e agora… pasme-se, parece querer responsabilizar as entidades públicas encarregues de monitorizar e analisar a qualidade das águas balneares”.