O Tribunal de Braga absolveu, esta quinta-feira, um homem de 40 anos, residente em Valdreu, em Vila Verde, que estava acusado dos crimes de violência e de extorsão, exercidos sobre a companheira com quem vivia.
O Tribunal colectivo decidiu-se pela absolvição devido à falta de provas, já que a mulher do arguido, a única testemunha, não quis prestar declarações.
O homem, de apelido Martins, terá começado a exigir, em 2015, e diariamente, à mulher, uma reformada de nome Maria, uma nota de 20 euros para poder comprar drogas.
A vítima recebia apenas 300 euros de pensão, e com eles tinha de pagar a renda e a alimentação do casal, já que o companheiro não trabalhava.
Face à recusa, o toxicodependente ameaçava bater-lhe e insultava-a recorrendo ao costumeiro vernáculo minhoto: “cabra”, “ladra”, “p…” e “vai pró c…” eram expressões que – segundo a acusação – usava.
Em Abril desse ano, tê-la-á forçado a entregar-lhe dinheiro, por três vezes, com duas em notas de 20 euros e uma com uma de 50.
Além das ameaças de ‘porrada’ e raivoso ante a recusa dela, partiu cadeiras, bancos e caixotes do lixo, dentro de casa.
O Ministério Público havia-o acusado de um crime de violência doméstica, três de extorsão, consumados, e dois na forma tentada.
Luís Moreira (CP 8078)