O vilaverdense João Sousa, natural da Loureira, conseguiu escalar em bicicleta os 400 degraus do edifício da Câmara Municipal da Maia, o maior edifício camarário em Portugal e o quinto mais alto do país.
Sem nunca colocar os pés no chão ou desmontar a bicicleta durante a prova, João Sousa chegou ao 20.º andar do edifício em 12 minutos e 50 segundos, cumprindo assim um feito inédito.
Ao longo do percurso, o pentacampeão nacional de trial bike, atleta da equipa Trial Portugal, recorreu a várias técnicas e manobras da modalidade, passando por áreas de trabalho dos colaboradores da autarquia.
No final, João Sousa admitiu ter vivido um esforço sem precedentes: “Não sabia se ia conseguir, na verdade. Nunca tinha subido tantos degraus. Só foi possível cumprir este objetivo com o apoio de todos os que assistiram a este momento. Muito obrigado!”, frisou.
O UP Stairs Challenge é uma iniciativa pioneira em Portugal, criada pela equipa Trial Portugal com o apoio da Liberty Seguros. Ao promover a subida de grandes edifícios em bicicleta, numa lógica de ‘degrau a degrau’, os atletas pretendem transmitir uma mensagem de superação das adversidades através da dedicação e do empenho.
A ideia concretizou-se pela primeira vez no ano passado, quando João Sousa subiu os 200 degraus do edifício Primavera, em Braga.
Este ano, o atleta escalou ou 251 degraus do edifício da Liberty Seguros, em Lisboa, em 7 minutos e 7 segundos.
Seguiu-se o edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa, no Campo Grande, onde o campeão subiu os 281 degraus em 11 minutos e 15 segundos.
Com este último feito, na Câmara Municipal da Maia, o Up Stairs Challenge 2017 chega ao fim. A iniciativa regressa no próximo ano.