O vinagre de álcool é um produto obtido a partir de álcool destilado pelo processo biológico da fermentação acética e que, apesar do seu odor característico, não apresenta nenhum risco específico para o meio ambiente.
A Agere efectuou um estudo de mercado com o objectivo de encontrar soluções eficazes permitidas por lei e que não fossem prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas.
Nesse sentido, a escolha recaiu sobre este produto fabricado a partir de líquidos orgânicos de origem agrícola, autorizado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
“Uma vez que existe a proibição de uso de pesticidas em espaços públicos como jardins-infantis, parques e jardins urbanos, escolas ou hospitais, a Agere procurou um produto amigo do ambiente que nos permite controlar os efeitos sobre a saúde pública”, refere Rui Morais, administrador da empresa municipal.
Segundo o responsável, a demora na aplicação deste novo método de combate à vegetação infestante em espaços verdes, arruamentos e passeios deveu-se a todo o processo de escolha de uma “alternativa fiável e que se revelasse eficaz”.
O produto está a ser aplicado em todo o perímetro urbano da cidade de Braga envolvendo equipas de seis colaboradores devidamente equipados com os Equipamentos de Protecção Individual.
A nova legislação determina que seja dada preferência a produtos fitofarmacêuticos que não contenham substâncias activas incluídas na lista de substâncias perigosas prioritárias.