O Governo diz que já recuperou o “ritmo” e está trabalhar como em 2014. Na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Augusto Santos Silva actualizou, a pedido do PSD, os dados sobre as Autorizações de Residência para a actividade de Investimento (ARI), mais conhecidos por Vistos Gold.
Pelas contas do ministro dos Negócios Estrangeiros até 22 de Abril estavam “tramitados 1.600 processos” relativos aos Vistos Gold pelo grupo de trabalho constituído para o efeito.
Durante a discussão do Orçamento do Estado, o ministro tinha referido a tramitação de 850 processos. Hoje, o grupo de trabalho já “está nos 1.600 processos”, diz Augusto Santos Silva.
O ministro sublinha que desde a entrada em vigor de Vistos Gold, em Outubro de 2012, e até 22 de Abril, “foram concedidas 3.247 ARI e 4.950 autorizações para reagrupamento familiar”.
Já em relação aos números desde o início do ano, foram concedidos 459 Vistos Gold e 647 para reagrupamento familiar.
Augusto Santos Silva considera que o governo actual “superou as dificuldades” que foram verificadas em 2015, relativamente ao ritmo de concessão destas Autorizações de Residência para Investimento.
FG (CP 1200) com TSF