Vítor Sousa, antigo ‘vice’ de Mesquita Machado na Câmara Municipal de Braga, foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária por suspeita de corrupção.
Ao que o PressMinho apurou, foram igualmente detidos Luís Vale e Cândida Serapicos, além de dois engenheiros, um deles alemão da MAN Portugal, indiciadas por corrupção e administração danosa no caso da compra de mais de uma dezena de autocarros à MAN Braga para a frota dos Transportes Urbanos de Braga (TUB).
Vítor Sousa, candidato socialista derrotado à Câmara de Braga nas ‘autárquicas’ de 2014, é suspeito de receber luvas enquanto administrador dos TUB, suspeita que se estende a Cândida Serapicos ,dirigente socialista que foi vogal da transportadora bracarense.
Já em 2012, a PJ efectuou buscas nos TUB e nos escritórios de Abílio Costa, empresário e representante da MAN em Braga, o que levou ao indiciamento de Vítor Sousa e Cândida Serapicos por corrupção passiva, participação económica em negócio e branqueamento de capitais. Segundo a PJ, teriam que recebido luvas pela compra dos autocarros entre 2000 e 2008.
Fernando Gualtieri (CP1200)