O espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) venceu esta sexta-feira a oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta, impondo-se num ‘sprint’ restrito em Braga, onde o compatriota Raúl Alarcón (W52-FC Port) conservou a liderança.
Terceiro classificado da geral, De Mateos somou a segunda vitória na presente edição, depois de cumprir os 147,6 quilómetros da etapa mais curta, iniciada em Barcelos, em 3.40.44 horas, batendo na ponta final os portugueses João Benta (Rádio Popular-Boavista) e Jóni Brandão (Sporting-Tavira), segundo e terceiro classificados, respectivamente, com o mesmo tempo.
Alarcón, que defende a vitória alcançada em 2017, chegou integrado no grupo da frente, constituído por oito elementos, e conservou a camisola a amarela, com 52 segundos de avanço sobre Jóni Brandão e 1.41 minutos sobre Vicente García de Mateos.
No sábado, a nona e penúltima etapa vai ligar Felgueiras ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, num percurso de 155,2 quilómetros com três contagens de montanha de primeira categoria, a última das quais a coincidir com a meta.