Um email enviado por António Zamith Rosas, director municipal de Urbanismo, Ordenamento e Planeamento da Câmara de Braga, está a provocar grande polémica na autarquia. Intitulado “Enclausurados”, aquele responsável acusa os funcionários de passarem demasiado tempo no bar. O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) já reagiu.
“Consciente de que o mail irá deixar algumas pessoas incomodadas, não posso deixar de vos dizer que muito mais incomodado fico eu quando verifico que alguns funcionários fazem do bar e do claustro locais de permanência”, escreve, num email a que o JN teve acesso, Zamith Rosas, pradense e antigo vereador na Câmara Municipal de Vila Verde,
“Diariamente e de forma descontraída, há funcionários que perdem a noção do tempo e deleitam-se em conversas infindáveis, esquecendo-se que estão em pleno período laboral”, relata.
No documento, o director do pelouro tutelado por Miguel Bandeira, afirma ainda que como responsável municipal, tem “legitimidade e o dever de agir”.
“Há bar e bar, há ir e voltar”
“Como não sou de meias tintas, resolvi fazer este mail, mas, se o espetáculo continuar e os atores persistirem, não me coibirei de lhes lembrar que estão a prejudicar a entidade que lhes deu emprego e que lhes paga mensalmente”, escreve Zamith Rosas.
“Alguns não merecem o emprego que têm num país com tanta gente competente no desemprego”, finaliza o documento com a frase “há bar e bar, há ir e voltar”.
O email de Zamith Rosas não ficou sem resposta. Citado pelo JN, Baltazar Gonçalves, dirigente do STAL, reage de imediato.
“Esta não é linguagem que se use. Se há abusos e se o senhor director municipal tem tempo para os ver, então que tome providências para acabar com os abusos. Não pode é tratar todos os trabalhadores por igual”, diz o sindicalista.
Zamith Rosas é jurista e foi o primeiro director municipal a assumir funções em consequência dos concursos para substituição das chefias técnicas promovidos pela Câmara Municipal PSD7CDS-PP presidida por Ricardo Rio, em Fevereiro passado.
Fernando Gualtieri (CP 1200)