O Presidente da Ucrânia entregou esta sexta-feira ao Papa uma pintura a óleo que retrata o massacre de Bucha, tendo recebido uma placa de bronze com uma flor a desabrochar e a inscrição “a paz é uma flor frágil”.
Os presentes foram trocados pelos dois chefes de Estado depois de um encontro, realizado hoje de manhã, no qual Volodymyr Zelensky conversou cerca de 35 minutos com o Papa Francisco, relatou a agência de notícias italiana Ansa.
Entre os presentes do Papa, conta-se também a sua mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, os volumes dos documentos papais, o livro sobre a ‘Statio Orbis’ de 27 de Março de 2020 e o volume ‘Perseguidos pela verdade, os greco-católicos ucranianos por trás da cortina de ferro’.
Esta é a segunda audiência privada concedida, no Vaticano, pelo Papa ao Presidente ucraniano desde a invasão russa, em Fevereiro de 2022, tendo a primeira decorrido em Maio de 2023, mas os dois também se encontraram em Junho em Itália, durante a cimeira do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo).
Desde a invasão, em Fevereiro de 2022, Francisco tem aumentado as suas orações pela “Ucrânia martirizada”, mas causou uma crise diplomática entre Kiev e a Santa Sé em Março, depois de apelar à Ucrânia para “levantar a bandeira branca e negociar”.