Integrado no projecto ‘Um dia pela Vida – Esposende’, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi inaugurado, este sábado, o Passeio da Prevenção do Cancro, na Zona Ribeirinha de Esposende. No percurso entre a Estação de Socorros a Náufragos e o bar ali instalado figuram agora várias frases alertando para cuidados e atitudes a ter em conta como forma de prevenir a doença.
A acção foi promovida pelo município de Esposende e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e demais Executivo, do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, da representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Delegação Regional do Norte, Conceição Clavel, e da equipa ‘Um Dia pela Vila (UDPV) Esposende’, entre várias outras pessoas que se quiseram associar à iniciativa, que pretendeu sensibilizar a comunidade para a prevenção do cancro.
Esta acção marcou também o lançamento da actividade das luminárias, a qual se traduz na elaboração de mensagens por toda a comunidade, desde pessoas que venceram ou se encontram a enfrentar a doença, bem como os seus familiares e amigos, ou simplesmente pessoas que se reveem na causa e a ela se associam.
O objectivo desta iniciativa, das demais que têm vindo a ser realizadas e de outras que decorrerão ainda até ao próximo mês de Setembro, passa por envolver toda a comunidade, despertando a consciência do maior número de pessoas para a mudança de atitude face à doença, até porque um diagnóstico de cancro não significa necessariamente morte.
Pretende também educar e informar, pois a prevenção é o caminho para a cura, bem como angariar fundos para os programas de prevenção e actividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.